Economia aos Solavancos – Veja o PDF - Plataforma Media

Economia aos Solavancos – Veja o PDF

PDF: Versão Integral do PLATAFORMA às sextas-feiras nas bancas em Macau

Os sinais de retoma mostravam-se a olho nu. Mais turistas na rua, jogadores de regresso às salas dos casinos e as reservas nos hotéis aproximavam-se dos números pré-pandemia. Ao otimismo de abril e maio, vive-se a desilusão de junho. Bastou o reaparecimento do vírus na vizinha Cantão. Ouvidos pelo PLATAFORMA, especialistas veem um único caminho: Só a vacinação generalizada pode pôr a economia da cidade a salvo.
Manchete: De percalço em percalço

Outros destaques nesta edição:

Paulo Rego – reflete esta semana sobre a continuação da luta contra a pandemia de Covid-19 no mundo. Na luta que continua para se descobrir um medicamento eficaz no tratamento das infeções; na luta que continua pela vacinação com o objetivo de atingir a imunidade de grupo; na luta que continua para tornar as vacinas já desenvolvidas eficazes perante futuras mutações do vírus. Uma luta contra a pandemia que, apesar de todos os esforços, nos impede de antever quando poderá ser erradicada. A luta está longe do fim.
Editorial: A luta continua

Dinis Chan – refere-nos esta semana o mais recente conflito entre o Tajiquistão e o Quirguistão como exemplo do que poderá vir a ser a principal causa das guerras, em pleno século XXI – a disputa de diversos países pelos recursos naturais existentes, e mais concretamente, pela água. Mesmo nações tão parecidas e próximas são capazes de combater implacavelmente para ter acesso aos recursos naturais.
Nesta que será a época da luta pela água, há que aprender com a última das grandes guerras – a  Segunda Guerra Mundial -, e não repetir os erros do passado… Voltar à guerra para resolver conflitos não é solução. 
Editorial: Guerra de recursos

Tem sido frequente o registo de animais estranhos ao habitat natural da região. Um dos últimos casos é o de uma iguana-verde, apanhada em Coloane. Biólogo avisa que biodiversidade local corre riscos se estas ocorrências não forem travadas.
Biodiversidade: Espécies estranhas invadem Macau

O empresário de Macau Wu Zhiwei acredita que comércio e o investimento entre Portugal e a China vão bater novos recordes no período pós-pandemia. “A situação pandémica será temporária e, a médio e longo prazo, tanto as economias de Macau, da China continental e de Portugal ultrapassarão certamente novos recordes de investimento e comércio.
Portugal/China: Comércio e Investimento vão bater novos recordes pós-pandemia

Related posts
ChinaLusofonia

Jornalistas estrangeiros sob ameaça na China – Veja o PDF

Guerra comercial pode beneficiar a lusofonia – Veja o PDF

Democratas em risco de sobrevivência – Veja o PDF

Saúde para a economia – Veja o PDF

Assine nossa Newsletter