Início Moçambique Mais de 50 crianças foram raptadas em Cabo Delgado

Mais de 50 crianças foram raptadas em Cabo Delgado

Pelo menos 51 crianças foram raptadas por grupos rebeldes desde Maio de 2020 em Cabo Delgado, Norte de Moçambique, anunciou, ontem, a Organização Não Governamental (ONG) internacional Save the Children.

“Pelo menos 51 crianças, a maioria raparigas, foram raptadas por grupos rebeldes na província, nos últimos 12 meses”, sendo que “os números reflectem apenas os casos reportados, estimando-se que o balanço real de raptos de crianças seja muito superior”, lê-se em comunicado.

A análise baseia-se em dados recolhidos pelo projecto de registo de conflitos e segundo a ONG “mostra o rapto de crianças como uma nova e alarmante táctica dos grupos armados envolvidos no conflito”.

“Antes de 2020, não havia registo de assassínios ou raptos de crianças”, sublinha.

Chance Briggs, director da Save the Children em Moçambique, diz que “raptar uma criança constitui uma das seis violações graves em tempos de conflitos, como definido pela ONU” e “pode ser um primeiro passo para a existência de crimes de guerra – a par do recrutamento forçado de crianças ou a violência sexual contra menores”.

O comunicado relata detalhes de alguns raptos, como num ataque, a 7 de Janeiro, em que 21 pessoas, incluindo seis crianças, foram raptadas, num incidente em que, pelo menos, sete pescadores foram decapitados.

Noutro ataque, a 9 de Junho de 2020, dez raparigas foram raptadas enquanto tiravam água de um poço.

Os sinais de recrutamento de menores para formação de crianças-soldado pelos grupos rebeldes foram relatados à Lusa em Abril pelo padre Latifo Fonseca.
“Algumas pessoas que foram aos acampamentos de rebeldes encontraram crianças”, referiu, na altura, o missionário e investigador do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) moçambicano, de acordo com informações que ouviu de quem já foi raptado pelos grupos armados e conseguiu fugir.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!