Despesa pública em Macau continua a subir, receita do imposto sobre jogo a cair - Plataforma Media

Despesa pública em Macau continua a subir, receita do imposto sobre jogo a cair

A despesa pública em Macau continua a subir e a receita a cair, indicaram os últimos dados divulgados pela Direção dos Serviços de Finanças do território.

Entre janeiro e abril, a receita corrente foi de pouco mais de 17,3 mil milhões de patacas (1,8 mil milhões de euros), contra os 24,1 mil milhões de patacas (2,5 mil milhões de euros) de 2020, um ano económico que afetou fortemente a capital mundial do jogo devido à pandemia da covid-19.

Desta receita corrente, o Governo arrecadou 12,4 mil milhões de patacas (1,3 mil milhões de euros) em impostos sobre o jogo, de acordo com o relatório da execução orçamental datado desta quarta-feira. Ou seja, menos 39,6% em relação ao ano anterior (20,5 mil milhões de patacas, ou 2,1 mil milhões de euros).

Nos primeiros quatro meses do ano, Macau recolheu 27% da receita projetada para este ano.

Se a receita desceu, a despesa pública subiu: este ano a despesa até abril foi de 26,6 mil milhões de patacas, contra 23,4 mil milhões de patacas no ano anterior, com a despesa corrente também a aumentar de 21, 5 mil milhões de patacas (2,2 mil milhões de euros) em 2020 para 23,2 mil milhões de patacas (2,4 mil milhões de euros) este ano.

Desde final de janeiro de 2020, a pandemia teve um impacto sem precedentes no motor da economia de Macau, jogo, com os impostos sobre as receitas desta indústria a financiarem a esmagadora maioria do orçamento governamental.

Com o aumento de visitantes da China continental, começaram a melhorar este ano os resultados dos casinos, que registaram um recorde de receitas já em maio, mas ainda assim longe dos montantes arrecadados no período pré-pandémico.

Desde o início de 2020 que os orçamentos do Governo de Macau têm sido marcados por sucessivas alterações e por pacotes de estímulo dirigidos às pequenas e médias empresas, à população em geral e ao consumo.

Related posts
MacauSociedade

Residente proveniente do Reino Unido é o caso 56 em Macau

MacauSociedade

COVID-19: Autoridades ponderam terceira dose

ChinaHong Kong

Covid-19: Levantamento de restrições com Hong Kong só com “consenso” de Pequim

MacauSociedade

Estudante de 22 anos de idade é o caso 55 de COVID-19

Assine nossa Newsletter