Nova variante do coronavírus é identificada no interior de São Paulo - Plataforma Media

Nova variante do coronavírus é identificada no interior de São Paulo

Batizada de P.4, linhagem foi detectada primeiro em Mococa, mas já aparece em outras cidades.

A Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) anunciou nesta terça-feira (25) a identificação de uma nova variante do coronavírus no país. A linhagem foi batizada de P.4 e circula no interior de São Paulo.

Detectada inicialmente em Mococa (a 325 km de São Paulo), a variante já aparece também em outras cidades do interior paulista, como Porto Ferreira.

“O sistema pango de linhagens dos Sars-CoV-2 nomeou uma nova linhagem brasileira como P.4. Essa variante, que apresenta a mutação L452R na proteína S dos Sars-CoV-2, tem circulado no interior do estado de São Paulo”, afirma comunicado da SBV.

O sistema pango é uma espécie de banco de dados onde são colocadas linhagens do vírus até sua identificação, explica o infectologista Unaí Tupinambás, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Variantes são normas formas que um vírus assume ao sofrer uma ou mais mutações que o distingam de sua forma ancestral e que são isoladas em determinada região –assim, o surto de Manaus foi por uma variante identificada em várias amostras de lá. Já cepa é o termo que se refere a uma única amostra isolada em laboratório.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Related posts
BrasilSociedade

Covid-19: 58,5% do público-alvo no Brasil recebeu a primeira dose

BrasilSociedade

Covid-19: Rio registra 4 primeiros casos de morte por variante Delta

BrasilEconomia

Desemprego deve continuar alto apesar de recuperação, dizem economistas

BrasilEconomia

Salários serão afetados pela Covid por 9 anos no Brasil, diz Banco Mundial

Assine nossa Newsletter