Autoridades de saúde só receberam um caso de Covid de quem esteve na festa do Sporting

por Guilherme Rego
Nuno Guedes

Com um Rt de 1,10, segundo a Faculdade de Ciências, a região de Lisboa lidera o aumento da Covid-19 no país, mas ainda não existem sinais de que a culpa seja da festa do título.

Apesar de ser a região do Continente com um maior aumento da incidência de novos casos e um índice de transmissibilidade (Rt) mais elevado, ainda não há sinais que confirmem que a festa da vitória do Sporting no campeonato tenha tido efeitos no aumento de casos.

A TSF sabe que as autoridades de saúde têm, de facto, a expectativa de que existam essas consequências, mas, até agora, apenas surgiu um caso potencialmente associado à festa.

Os 15 delegados de saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo receberam, aliás, na última semana, instruções para estarem alerta em relação ao surgimento de casos de Covid-19 relacionados com a festa do campeonato na noite de 11 para 12 de maio, há pouco mais de uma semana.

A TSF também apurou que, até ao momento, só existe um caso de um jovem contagiado que disse que esteve na festa verde e branca, sendo que, mesmo nessa situação, é preciso aprofundar o inquérito epidemiológico para perceber se essa pode, efetivamente, ter sido a provável causa da infecção.

Leia mais em TSF

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!