Início » Escassez de materiais e até a ‘bazuca’ europeia explicam aumento de preços na construção

Nuno Guedes

Proprietários têm cada vez mais dificuldades em encontrar quem faça obras em casa. Engenheiros dizem que construção civil passou de um período “à míngua” para um período de “abundância” e “fartura”.

Os preços da construção civil estão a aumentar, empurrados pela escassez de materiais nos mercados internacionais e pelas abundantes obras privadas e públicas.

Os últimos números do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos a março, revelam um crescimento de 5,1% nos custos de construção de habitação nova, num fenómeno que é confirmado por engenheiros e construtores civis que dizem que a tendência será para continuar a subir nos próximos anos, o que se arrisca a ser uma má notícia para o preço das casas.

O presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário fala em falta de mão de obra, mas “mais grave” é a escassez e subida dos preços dos materiais usados nas obras, num “problema mundial”, que já se reflete e se vai agravar com os diferentes planos de recuperação e resiliência que serão aplicados, nos próximos anos, por toda a Europa e não apenas em Portugal.

Reis Campos afirma que para quem faz obras em casa ou procura casa barata a subida do preço da construção civil é, naturalmente, uma má notícia, algo que acaba por ser confirmado pelas associações de proprietários.

Leia mais em TSF