Início Opinião Regresso

Regresso

Johnson ChaoJohnson Chao*

Esta semana registaram-se vários casos de infetados pelo novo coronavírus em Taiwan. Na passada terça-feira (dia 11), sete novos casos surgiram inesperadamente. No dia seguinte, quarta-feira (dia 12), foi registado ainda um novo recorde com 16 infeções locais.

De repente, é como se voltássemos à estaca zero, e as medidas de prevenção e controlo voltam a aumentar. Após um ano e meio de pandemia, o mundo parece ainda estar debaixo da sombra do vírus.

A Índia também tem registado entre 300 e 400 mil casos diários ao longo das últimas três semanas, com péssimas notícias locais a surgirem diariamente. Nas Maldivas por exemplo, a taxa de vacinação é alta, das mais altas do mundo, com 57% da população a ter recebido pelo menos a primeira dose. No entanto, no passado domingo (dia 10), foram registados 1.204 novos casos, o maior número de sempre desde o início da pandemia. No Japão, a 10 semanas do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a epidemia no país continua a piorar.

Recentemente foram registos diariamente mais de 900 novos casos em Tóquio, levando a que muitos apelem ao cancelamento do evento. Parece que o regresso à normalidade está cada vez mais distante.

É impossível prever o fim desta pandemia. Com programas de vacinação a correr em todo o mundo, surgem novas variantes do vírus, com diferentes estudos a sugerir que as vacinas são menos eficazes nestes casos. Talvez, tal como no caso da gripe, este coronavírus venha a coexistir, sempre, com a população humana.

*Editor da edição em chinês do Plataforma

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!