Início » População chinesa chega a 1,41 mil milhões de habitantes

População chinesa chega a 1,41 mil milhões de habitantes

A população da China chegou no ano passado a 1,41 mil milhões de habitantes, anunciou esta terça-feira o país mais populoso do mundo, ao apresentar os resultados do seu censo, realizado a cada 10 anos.

Em comparação com a pesquisa de 2010, a população chinesa cresceu em 72 milhões de habitantes, o que equivale a um aumento de 5,38% em 10 anos, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas.

O resultado do censo foi divulgado com um atraso de semanas. A China prevê que a curva de crescimento populacional irá atingir o pico em 2027, altura em que a Índia deverá ultrapassá-la e ocupar o pódio como o país mais populoso do mundo. A população chinesa começaria, então, a diminuir, até chegar a 1,32 mil milhões de habitantes em 2050.

O censo foi concluído em dezembro passado, com a ajuda de 7 milhões de voluntários. Os resultados são considerados mais confiáveis do que as pesquisas demográficas anuais, baseadas em estimativas.

Desde 2017, a taxa de natalidade tem descido no país, apesar da flexibilização, no ano anterior, da política do filho único, que permite o nascimento do segundo filho. A taxa caiu em 2019 a 10,48 a cada mil habitantes, nível mais baixo desde a fundação da China comunista, em 1949.

Os chineses seguem submetidos a um limite de dois filhos por família, e levantam-se as vozes que pedem o fim dessa barreira.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!