Sonangol vai reforçar frota com dois petroleiros - Plataforma Media

Sonangol vai reforçar frota com dois petroleiros

A Sonangol vai renovar a frota de petroleiros, com a aquisição de navios transportadores da linha Suezmax, segundo informa um Boletim da empresa estatal.

A fonte indica que a petrolífera nacional firmou com a empresa sul-coreana Hyunday Samho Heavy Industry (HSHI), Co. Ltd, um acordo para a construção de dois navios petroleiros de grande porte.

As embarcações, com capacidade bruta de 158 mil TM e de transporte de cerca de um milhão de barris de petróleo bruto, vão reforçar a frota internacional da Sonangol na referida classe, actualmente composta por nove navios.

O Suezmax, cujo tempo de vida útil é de 20 anos, tem a designação derivada do facto de poder transitar pelo Canal de Suez, apesar da sua imponência e enorme capacidade de transporte de barris.

Com a compra, a Sonangol “chancela” a manutenção de um segmento do negócio do Shipping, que garante a modalidade de entrega de petróleo nos destinos solicitados pelos adquirentes, com a segurança e qualidade indispensáveis, sem a necessidade de recurso ao fretamento de meios de terceiros.

A aquisição, cujo processo de negociação foi encabeçada pela Unidade de Trading e Shipping, resulta da necessidade de substituição de algumas embarcações cujo tempo de vida se aproxima do limite técnico convencionado. O investimento, sublinha a fonte, é totalmente custeado com meios próprios (Sonangol) “pela auto-suficiência do negócio, assegura a vitalidade e rejuvenescimento de meios que sustentam um negócio consolidado e, desde cedo, revelado como segmento estratégico e claramente lucrativo para o país dada a sua preponderância para à economia nacional”.

Os navios serão entregues no primeiro semestre de 2023, a primeira unidade, e no segundo semestre do mesmo ano, a segunda.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
Angola

Sonangol inicia alienação em blocos petrolíferos

AngolaPolítica

“O Ministério das Finanças não tirou boa lição do ataque cibernético à Sonangol”

AngolaPolítica

João Lourenço muda administradores da Sonangol e afasta ex-primeiro Marcolino Moco

AngolaSociedade

Ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente ouvido em processo de corrupção

Assine nossa Newsletter