Início Timor-Leste Covid-19: Governo de Timor-Leste propõe ao Presidente renovação do estado de emergência

Covid-19: Governo de Timor-Leste propõe ao Presidente renovação do estado de emergência

O Governo de Timor-Leste propôs hoje ao Presidente a renovação do estado de emergência, devido ao aumento de casos do novo coronavírus e para proteger a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde.

“Atendendo à evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio (…), e de modo a evitar e neutralizar os riscos de propagação (…), para assim proteger a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde, o Governo propõe ao Senhor Presidente da República que, com a renovação do estado de emergência, se permita a suspensão ou a restrição de alguns direitos e garantias fundamentais”, pode ler-se no comunicado divulgado após a reunião do Conselho de Ministros.

A proposta governamental é que o estado de emergência seja renovado por mais trinta dias.

O Governo já tinha renovado em meados deste mês as cercas sanitárias em Díli, Baucau e Viqueque e imposto a mesma medida em outros três municípios: Covalima, Ermera e Ainaro.

Timor-Leste tem mais de meio milhar de casos ativos e registou mais de mil infetados e dois mortos desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.031.441 mortos no mundo, resultantes de mais de 141,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Em Portugal, morreram 16.951 pessoas dos 831.645 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!