Problema de obesidade - Plataforma Media

Problema de obesidade

Ao longo dos últimos anos têm surgido cada vez mais pequenas bancas de bebidas, servindo produtos novos como bubble tea, chá com espuma de queijo, chá com leite e açúcar mascavado, etc. Existem numerosas cadeias em Macau e todos querem uma fatia deste bolo. Mas qual será o impacto destas bebidas na saúde da população?

Rapidamente nos apercebemos de que existem muitos estabelecimentos deste tipo junto a escolas, onde os alunos fazem fila quando saem das aulas. Porém, segundo uma sondagem dos Serviços de Saúde de 2017-2018 centrada em alunos do ensino básico em Macau, 22,9% têm excesso de peso ou são considerados obesos (14,4% com excesso de peso, 8,5% obesos). Para os rapazes (17,5% e 9,5%, respetivamente) estas taxas são superiores às das raparigas (11,2% e 7.4%).

De acordo com o “Relatório sobre Nutrição e Doenças Crónicas da China (2020)”, a obesidade e excesso de peso são um problema grave entre a população, e as taxas continuam a crescer entre as populações urbana e rural de todas as idades. Mais de 50% da população adulta é obesa ou tem excesso de peso. Entre os 6 e os 17 anos a taxa é de 20%, e até aos 6 anos apenas 10%. O relatório afirma que com o desenvolvimento dos meios de transporte e com o crescimento do uso de produtos eletrónicos, a vida da população é cada vez mais sedentária e existe um menor consumo de energia. Este desequilíbrio entre a ingestão e consumo de energia é a principal causa do excesso de peso e obesidade.

Recentemente em Macau têm surgido ginásios de todas as dimensões, além das várias pistas para caminhar e correr que o Governo tem criado para incentivar a população a praticar exercício físico. É preciso procurar uma forma de resolver este problema de obesidade entre os jovens. É necessário que tanto as escolas como os professores e encarregados de educação estejam envolvidos nesta luta, criando um estilo de vida mais saudável para os mais novos. E você, já fez exercício físico hoje?

*Editor da edição em chinês do Plataforma

Related posts
Opinião

Falta saúde ao Código de Saúde?

Opinião

Chuva fez subir nível das águas

Opinião

Procura por cooperação

Opinião

Perspetivas de desenvolvimento

Assine nossa Newsletter