Arábia Saudita vai plantar bilhões de árvores para combater mudanças climáticas

Arábia Saudita vai plantar bilhões de árvores para combater mudanças climáticas

A Arábia Saudita, um dos maiores produtores mundiais de petróleo, revelou neste sábado um projeto ambicioso dedicado à luta contra as mudanças climáticas e à redução de suas emissões de gás carbônico a partir do plantio de bilhões de árvores nos próximos anos.

Com a Iniciativa Saudita Verde, o reino espera reduzir as emissões de CO2 incorporando ao seu consumo energético 50% de energias renováveis até 2030, anunciou o príncipe herdeiro, Mohamed bin Salman, conhecido como MBS. O país quer plantar 10 bilhões de árvores em seu território nos próximos anos, assinala um comunicado da agência de notícias oficial SPA.

Dentro da Iniciativa Verde do Oriente Médio, o reino planeja plantar 40 bilhões de árvores adicionais em colaboração com outros países árabes, explicou MBS. “O reino, a região e o mundo devem ir muito além e muito mais rapidamente em seu combate às mudanças climáticas. Rejeitamos a escolha falsa entre preservação da economia e proteção do meio ambiente.”

O comunicado não informa como o plano será colocado em prática, nem como as árvores serão preservadas em um território praticamente desértico, cujos recursos hídricos são limitados.

O novo projeto faz parte do Visão 2030, programa de investimentos nos setores da indústria, infraestrutura e serviços destinado a diversificar a economia saudita, em meio à flutuação dos preços do petróleo.

Related posts
BrasilPolítica

MP do Brasil quer retirada de extratores de ouro na Amazónia

Brasil

Brasil usará "força total" para reduzir desflorestação após acusações

Mundo

Após COP26, mundo deve adotar ações rápidas para evitar catástrofe

ChinaPolítica

Como fica a nova dinâmica EUA-China com acordo climático

Assine nossa Newsletter