Vacinas com defeito não foram utilizadas em Macau

por Filipa Rodrigues

O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus garante que nenhuma vacina da BionTech com embalagem defeituosa foi utilizada em Macau

Em comunicado, o organismo refere que as doses que têm sido administradas em Macau “têm sido verificadas para detectar eventuais anormalidades” e que todos os frascos com problemas “têm sido descartados e reportados ao fornecedor”.

A administração da vacina está suspensa em Macau e em Hong Kong depois de um pedido formulado pela Fosun Pharma, justificando a suspensão com o facto de terem sido detectados defeitos nas embalagens das vacinas. “Os defeitos encontrados nas embalagens, nomeadamente nas tampas dos frascos das vacinas, devem-se principalmente ao facto de as anilhas de alumínio não se encontrarem devidamente apertadas e haver, em algumas situações, anilhas com ligeiras folgas”, refere o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus, em comunicado. Todas as vacinas da Biontech que estão a ser administradas em Macau pertencem a este lote.

Hoje os Serviços de Saúde reuniram com a Fosun Pharma para analisar a situação e, em comunicado, refere-se que a empresa chinesa justificou a suspensão da vacinação como uma “medida preventiva para garantir o cumprimento estrito da segurança de vacinação”, adiantando também que o lote não será para já recolhido.

Refere-se neste comunicado que a Biontech e a Fosun Pharma não possuem motivos para duvidar da segurança do produto.

Leia mais em TDM

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!