"Pessoalmente, Putin produz imagem favorável mas é horrível o sistema que criou" - Plataforma Media

“Pessoalmente, Putin produz imagem favorável mas é horrível o sistema que criou”

A situação política e social na Rússia vista por quem escreveu discursos para Vladimir Putin, hoje consultor político independente Abbas Gallyamov. Elogia Navalny e critica o Kremlin. Entrevista na TSF.

Num artigo no final de dezembro para o Moscow Times, escreveu que Putin enfrenta uma oposição mais diversa e forte… quem é essa oposição além de Navalny?

Bem, definitivamente Navalny é o líder da oposição, o número um. Na verdade, os eventos recentes levaram à consolidação dos eleitores e dos políticos da oposição russa ao redor de Navalny. Anteriormente, ninguém podia falar dele como um líder incondicional da oposição russa. Agora, já podemos falar sobre isso: o processo de unificação de todo o público da oposição russa por trás da Navalny acabou de começar, não acabou. Mas está definitivamente a mover-se nessa direção. E como ele está na prisão, isso definitivamente levará todos os eleitores russos que estão insatisfeitos com a atual situação no país, a criticar Navalny. Porque então, quando você o coloca na prisão, é como apontar o dedo indicador para a pessoa: “Ele é a minha oposição”, uma vez que todos os outros líderes da oposição não estão na prisão. Navalny está na prisão agora. Portanto, há uma grande chance de que, mais cedo ou mais tarde, ele se torne alguém como Mandela foi no caso da África do Sul, ele se torne o líder indiscutível da oposição russa.

Portanto, quando falava sobre a deterioração da situação para Putin, não quis dizer que muitos novos líderes da oposição tenham aparecido, mas apenas o clima geral no país. O regime vai-se deslegitimando aos poucos, a base social em que esteve alicerçado por 20 anos, está a ficar mais fraca, diluída e cada vez mais oposicionista.

Os índices gerais de popularidade das autoridades estão a diminuir. As sondagens dão a Putin valores inferiores a 50%. O seu partido político, Rússia Unida, está avaliado em torno de 30% agora e, em meio ano, em setembro, teremos eleições parlamentares.

Leia mais em TSF