Cansaço, medo e ansiedade. O isolamento na cabeça dos jovens - Plataforma Media

Cansaço, medo e ansiedade. O isolamento na cabeça dos jovens

Pandemia teve significativo impacto na saúde mental dos mais novos. Tomás, Martim e Joana contam ao DN as experiências vividas enquanto jovens infetados, a angústia provocada pelo isolamento social nestas idades e os receios quanto ao futuro.

Tomás Ceia e Martim Gaspar têm 15 anos, Joana Simões tem 21. Dois adolescentes e uma jovem adulta, os três com algo em comum: todos eles ficaram em isolamento profilático depois de testarem positivo à covid-19. Como eles, milhares de jovens portugueses viram a rotina virada do avesso com a chegada da pandemia a Portugal, em março de 2020. Em poucos dias, deixaram de ter aulas, foram empurrados para casa e impedidos de fazer algo essencial ao seu crescimento e desenvolvimento emocional: socializar.

É nesta fase que acontece a construção da identidade individual, muitas vezes determinante para o futuro de cada um. Como explica ao DN a psicóloga Caroline Martins, “esta tarefa de desenvolvimento psicossocial é muito importante e realiza-se através da exploração do meio, das experiências sociais”.

Quando este percurso é bem-sucedido, está associado a adultos “mais seguros, com uma melhor autoestima e bem-estar”. Porém, se existirem muitos obstáculos pelo caminho, podem surgir inseguranças, medos, fobia social e até manifestação de comportamentos obsessivo-compulsivos. A especialista no acompanhamento médico destas faixas etárias considera “precoce” definir efeitos a longo prazo causados pela pandemia, mas admite ser importante que tanto pais como educadores e até os próprios jovens estejam atentos às emoções.

O contexto sanitário força uma maior capacidade de adaptação que não é apenas coletiva, mas também individual. “A pandemia foi um furacão nesse sentido, porque veio alterar as rotinas a vários níveis”, diz.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
PortugalSociedade

EUA classificam Portugal em risco “muito elevado”

PortugalSociedade

DGS recomenda uso de máscaras em bares e discotecas

DesportoPortugal

Testagem volta a ser obrigatória antes dos jogos da I e II Liga

PortugalSociedade

Portugal continental entrou hoje em situação de calamidade

Assine nossa Newsletter