Início » Covid-19: PR moçambicano faz hoje comunicação à nação

Covid-19: PR moçambicano faz hoje comunicação à nação

O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, faz hoje uma comunicação à nação no âmbito da situação de calamidade pública em que o país se encontra para prevenção da covid-19.

De acordo com comunicado da Presidência da República, a intervenção do chefe de Estado está marcada para as 19:00 (17:00 em Lisboa) e será feita a partir do seu gabinete, em Maputo.

As comunicações à nação têm servido para fazer balanços e atualizar as medidas de prevenção.

Moçambique tem um total acumulado de 668 óbitos devido à covid-19 e 60.395 infeções, 72% das quais recuperadas.

Os números estabilizaram em fevereiro, depois de janeiro ter sido mais grave em número de casos, internamentos e mortes que todo o ano de 2020.

Aquele agravamento levou o Presidente moçambicano a anunciar, há um mês, 20 novas restrições, entre as quais o recolher obrigatório durante a noite, das 21:00 às 04:00, na área metropolitana de Maputo, que abrange os distritos de Matola, Boane e Marracuene.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.549.910 mortos no mundo, resultantes de mais de 114,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.430 pessoas dos 806.626 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!