Vacinação. Sem mais adiamentos

por Filipa Rodrigues
Dinis ChanDinis Chan*

Com a chegada da vacina contra a Covid-19 a Macau, o processo de vacinação está em pleno curso.

Depois de vários membros do Governo e da função pública terem sido vacinados, as marcações estão agora abertas a toda a população. O Governo parece estar a conseguir acelerar este processo, com os residentes a terem começado a receber a vacina desde o passado dia 22.

Até ao momento, mais de 25 mil pessoas efetuaram marcação no site oficial do Governo, e o interesse da população continua alto. Durante este processo cada cidadão pode ainda escolher o tipo de vacina que deseja receber. Nalguns casos pode vir a ser necessário esperar, caso a vacina escolhida ainda não esteja disponível em Macau. Depois de vacinados, todos os residentes recebem ainda um certificado oficial.

É compreensível, no entanto, que muitos prefiram esperar para entender melhor quais os benefícios e efeitos secundários destas vacinas. Todavia, Leong Iek Hou, Coordenadora do Núcleo de Prevenção e Doenças Infeciosas e Vigilância da Doença, incentiva a população a vacinar-se o mais rápido possível.

Com o curso da epidemia a estabilizar na China continental, Macau levantou as restrições de entrada na cidade a partir de zonas de alto risco e, se o número de vacinações por todo o mundo continuar a crescer, vai chegar-se a uma fase em que as exigências de testes de ácido nucleico negativo e isolamento obrigatório serão também levantadas e o processo de controlo de imigração voltará ao normal.

*Diretor Executivo do Plataforma

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!