China avisa EUA: É “impossível” dissociar as economias - Plataforma Media

China avisa EUA: É “impossível” dissociar as economias

A China avisou ontem os Estados Unidos de que é “impossível” forçar a desassociação das economias dos dois países, numa reacção à decisão do Governo norte-americano de revisar a estratégia de Washington no abastecimento em sectores-chave.

“É impossível pressionar por uma dissociação das indústrias ou usar o poder político para forçar mudanças nas leis económicas”, apontou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China Zhao Lijian.

Na quarta-feira, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que os Estados Unidos “devem garantir que a escassez de produção, interrupções comerciais, desastres naturais ou acções de rivais e adversários estrangeiros não voltam a deixar a América numa posição vulnerável”. O objectivo de Washington é não depender da produção e importação de bens produzidos por “rivais estrangeiros”, numa referência à China.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, deve assinar um decreto na quarta-feira que estabelece 100 dias para apresentar um relatório detalhado sobre a reavaliação das cadeias estratégicas para o país.

Leia mais em Hoje Macau

Related posts
ChinaMundo

Criticada Cimeira da Democracia virtual a realizar nos Estados Unidos

MacauPolítica

Macau quer ajudar a promover relações saudáveis entre China e EUA

ChinaPolítica

Cimeira virtual EUA-China procurará reduzir tensões

China

Biden acusa China de virar as costas à luta climática na COP26

Assine nossa Newsletter