Início » Está cada vez mais difícil manter os portugueses em casa

Está cada vez mais difícil manter os portugueses em casa

Nuno Guedes

Há cerca de um mês que Portugal está com regras apertadas de circulação e movimentos, mas, com o passar do tempo, e sobretudo nas últimas duas semanas, o confinamento está cada vez menos confinado.

O Governo não quer ouvir falar em desconfinar e dificilmente isso acontecerá antes do final de março, mas é cada vez mais difícil manter os portugueses em casa.

Os sinais de desconfinamento foram referidos pelo representante do Instituto Nacional de Saúde (INSA) na última reunião do Infarmed e a PSE, uma consultora de análise de dados que desenvolveu uma tecnologia para analisar a mobilidade, confirma que também tem notado mudanças “ligeiras, graduais”, mas “sustentadas e constantes”, numa progressiva “erosão do confinamento, sobretudo nas últimas duas semanas”.

Nuno Santos, especialista em análise de dados da PSE, detalha à TSF que, no início das atuais regras do estado de emergência, em janeiro, a taxa diária de confinamento rondava os 55%-56%. Aos poucos, a percentagem foi descendo e na segunda-feira chegou aos 48%, tendo atingido um mínimo de 43% na sexta-feira.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!