Início » Os tiros nos pés no primeiro mês da administração Biden

Os tiros nos pés no primeiro mês da administração Biden

César Avó

Erros de comunicação, alegações falsas, contradições e a primeira demissão: a administração Biden quer aplicar mudanças, mas não é isenta de falhas.

Desde o primeiro minuto na Casa Branca que Joe Biden começou a dar cumprimento a promessas de campanha, ao reverter através de ordens executivas o isolacionismo a que o anterior presidente havia votado o país nas áreas do ambiente (Acordo de Paris), saúde (OMS), proteção das minorias e dos migrantes, além de reafirmar o interesse nas boas relações com os países aliados, em especial da Aliança Atlântica. Mas nem tudo correu sobre rodas no primeiro mês da nova administração, desde passos em falso, correções de rumo e alegações falsas.

Ao mesmo tempo que Donald Trump continuava a ocupar tempo aos congressistas e espaço mediático devido às consequências do “incitamento à insurreição” pelo qual foi julgado no Senado, a administração Biden concentrou-se no maior e mais urgente desafio, a aprovação de um pacote de estímulo de 1,9 biliões de dólares para enfrentar a pandemia. O antigo senador puxou dos galões de 36 anos de experiência na câmara alta do Congresso para tentar inverter a polarização da política norte-americana e restabelecer pontes com os republicanos.

Biden prometeu unidade neste tema e recebeu dez senadores do partido da oposição. No entanto, perante a contraproposta dos republicanos de 618 mil milhões de dólares, que classificou de inadequada para satisfazer as necessidades do país, indicou que estava preparado para avançar de qualquer forma. Com um truque: afirma que a sua proposta tem o apoio bipartidário dos norte-americanos, um argumento que reiterou na terça-feira à noite, durante o programa na CNN em que foi interpelado por cidadãos.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!