Bênção no bairro antigo

por Filipa Rodrigues
Dinis ChanDinis Chan*

Durante o Ano Novo Lunar, o Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, visitou várias zonas da cidade, dando especial atenção às condições de vida dos residentes e comerciantes nas zonas urbanas mais antigas. O desenvolvimento e revitalização destes espaços têm sido um popular tópico de discussão, mas os anos passam sem qualquer evolução.

O Instituto Cultural de Macau organizou recentemente no Pátio da Eterna Felicidade, junto às Ruínas de São Paulo, uma celebração da vida e cultura tradicionais deste bairro antigo da cidade. O evento incluiu atividades para pais e filhos, incentivou ao diálogo entre diferentes grupos sociais e ainda promoveu várias lojas antigas do local. As pessoas puderam visitar outros pequenos estabelecimentos do bairro antigo, tendo adquirido, por exemplo obras de caligrafia para o Festival da Primavera.

Apesar de ter sido um evento de pequena dimensão, foi bem recebido pela população. Atividades como estas não só contribuem para a preservação da cultura local, como também ajudam a apoiar associações culturais populares e lojas e marcas históricas de Macau.

A conservação das zonas antigas da cidade deve ser mais do que apenas um lema, deve ser algo realmente posto em prática. Deve sensibilizar-se a população para a necessidade de preservação dos antigos bairros e das respetivas particularidades culturais, registando e partilhando a vida e os costumes tradicionais de Macau. É preciso mostrar ao mundo que, além de casinos e pontos turísticos, a cidade tem ainda muitos pequenos bairros cheios de vida, e são estes que constituem a alma cultural de Macau.

*Diretor Executivo do Plataforma

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!