Início » Presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos demite-se após comentários sexistas

Presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos demite-se após comentários sexistas

Yoshiro Mori, de 83 anos, disse que as mulheres do comité organizador dos Jogos Olímpicos sabem colocar-se no seu lugar.

O presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, Yoshiro Mori, anunciou esta sexta-feira a demissão após a controvérsia desencadeada pelos seus comentários sexistas na semana passada, durante uma reunião da liderança do organismo.

“Demito-me do cargo de presidente do comité”, disse Mori.

O ex-primeiro-ministro japonês, de 83 anos, fez o anúncio numa reunião com os membros do conselho e a direção executiva do organismo responsável pela organização de Tóquio2020, convocada para discutir as consequências dos comentários de Mori e da qual também se espera uma decisão sobre o sucessor.

Na terça-feira, o Comité Olímpico Internacional (COI) já tinha classificado como “absolutamente inapropriados” e contrários à política do organismo os comentários ofensivos sobre mulheres feitos pelo presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Yoshiro Mori defendeu que as mulheres têm dificuldade em ser concisas, observando que os membros femininos do órgão a que preside “sabem colocar-se no seu lugar”.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!