Início » Trump rejeita testemunhar sob juramento no processo de destituição

Trump rejeita testemunhar sob juramento no processo de destituição

O antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rejeitou aceder ao pedido dos democratas para testemunhar sob juramento no processo de destituição que decorre no Senado, sobre o incitamento do republicano na invasão ao Capitólio.

A informação foi avançada por Jason Miller, um conselheiro do antigo chefe de Estado norte-americano. Apesar de os democratas não poderem obrigar Trump a testemunhar no seu próprio processo de “impeachment”, era um esforço adicional para deixar registado nos livros da História do país o episódio que ocorreu em 6 de janeiro.

No dia em que o Congresso certificava a vitória do democrata Joe Biden nas presidenciais de 3 de novembro de 2020, vários apoiantes do então presidente cessante rumaram ao Capitólio depois de um discurso de Trump que incitava a “combaterem até ao inferno” e resistirem a aceitar os resultados das eleições.

Seguiu-se uma tentativa de insurreição, com apoiantes do presidente a invadirem o edifício do Congresso, interrompendo a certificação de Biden. O episódio obrigou os congressistas a abandonarem o edifício. Cinco pessoas morreram.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!