Presidente chinês elogia controlo da pandemia em Macau - Plataforma Media

Presidente chinês elogia controlo da pandemia em Macau

O Presidente da China, Xi Jinping, elogiou hoje as medidas tomadas pelas autoridades de Macau para controlar a pandemia de covid-19 no território sob administração chinesa, felicitando igualmente o executivo pelas ações para relançar a economia

“Ao mesmo tempo que se preveniu e controlou a epidemia de covid-19, foram tomadas medidas eficazes para restaurar a economia e superar as dificuldades da população”, disse Xi Jinping ao chefe do executivo de Macau, Ho Iat Seng, citado pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

“Essas medidas têm alcançado resultados positivos e promovido a harmonia social em Macau”, elogiou o chefe de Estado chinês, acrescentando que “as autoridades centrais reconhecem plenamente o trabalho” desenvolvido pelo executivo do território.

As declarações foram feitas após uma reunião por vídeo entre Xi Jinping e Iat Seng, durante a qual o chefe do executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) apresentou um relatório sobre o trabalho desenvolvido pelo governo da RAEM em 2020 e sobre a atual situação no território.

Considerado uma das regiões mais seguras do mundo em relação à pandemia de covid-19, Macau contabilizou apenas 47 casos desde que o novo coronavírus chegou ao território, no final de janeiro de 2020, não tendo registado até hoje nenhuma morte provocada pela doença.

Em fevereiro de 2020, Macau avançou com uma série de medidas de contenção da pandemia, tendo enviado trabalhadores para casa e mandado encerrar os casinos durante 15 dias, o que levou à quase total paralisação da economia.

As operadoras de jogo apresentaram centenas de milhões de euros em prejuízos e dispensaram milhares de trabalhadores logo no primeiro trimestre, na esmagadora maioria trabalhadores não-residentes.

Com as fronteiras fechadas a estrangeiros não residentes e sob forte controlo fronteiriço, o território terá tido uma quebra de 60,9% do PIB em 2020, fruto da diminuição do turismo e das consequentes receitas do jogo.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.012 pessoas dos 653.878 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
CulturaLusofonia

Associação de Macau desafia comunidades lusófonas a retratarem pandemia

MacauSociedade

Pandemia melhora qualidade do ar em Macau em 2020

MacauSociedade

Macau perde quase 19 mil trabalhadores no ano da pandemia

Assine nossa Newsletter