Biden liga a Trudeau na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro - Plataforma Media

Biden liga a Trudeau na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca.

Os dois líderes falaram da “revitalização da cooperação bilateral com uma agenda ambiciosa e abrangente, incluindo o combate à pandemia da covid-19, o reforço dos laços económicos, a defesa e a liderança global para enfrentar o desafio premente das alterações climáticas”.

Biden estabeleceu como um dos seus primeiros objetivos como Presidente restaurar as relações diplomáticas com aliados históricos como o Canadá ou a Europa que tinham sido afetados durante a presidência de Donald Trump.

Trump e Trudeau, de facto, mantiveram uma relação tensa ao longo dos quatro anos de mandato do então Presidente norte-americano.

Durante a presidência de Trump, além disso, os Estados Unidos, Canadá e México renegociaram o seu acordo de comércio livre, substituindo o anterior NAFTA ou NAFTA com o actual T-MEC.

Estes três países têm mantido as suas fronteiras terrestres fechadas ao tráfego não essencial desde março do ano passado, devido à pandemia.

Após a chamada com Trudeau, Biden falou com o Presidente mexicano Andres Manuel Lopez Obrador, embora a Casa Branca ainda não tenha divulgado detalhes dessa conversa.

Artigos relacionados
Sociedade

Peritos no Canadá recomendam intervalo de quatro meses para nova dose da vacina

MundoPolítica

Presidência Trump deixou democracia dos EUA ao nível do Panamá

CulturaMundo

Seis livros de Dr. Seuss descontinuados nos EUA por serem racistas e insensíveis

ChinaMundo

Direitos humanos: Pequim vai publicar relatório que visa Estados Unidos

Assine nossa Newsletter