Início » O casal Biden esperou para entrar à porta da Casa Branca. O “porteiro” fora demitido horas antes

O casal Biden esperou para entrar à porta da Casa Branca. O “porteiro” fora demitido horas antes

The New York Times/Washington

O novo governo dispensou o administrador da Casa Branca que havia trabalhado num hotel de Trump. Resultado: Joe e Jill Biden tiveram de esperar uns segundos junto à entrada da Casa Branca até alguém abrir os portões

Foi o momento culminante da transferência de poder: o presidente Joe Biden e a primeira-dama, Jill Biden, percorreram o caminho de acesso à sua nova residência na noite da quarta-feira (20), subiram os degraus da Casa Branca para chegar ao Pórtico Norte, acenaram para a multidão enquanto uma banda militar tocava “Hail the Chief”, se voltaram para entrar –e deram de cara com uma porta fechada.

Sob os olhares atentos do mundo e enquanto um grupo de familiares dos Biden se aproximava atrás deles, o primeiro casal esperou.

O presidente deveria abrir ele próprio as duas grandes metades da porta? Teria o ex-presidente Donald Trump, que deixara a Casa Branca oito horas antes, o trancado para fora?

A porta foi aberta logo depois, e os Biden entraram. O momento embaraçoso durou apenas alguns segundos –cerca de dez—, mas não passou despercebido em Washington.

“Houve uma quebra do protocolo quando as portas não foram abertas para a primeira família em sua chegada ao Pórtico Norte”, disse Lea Berman, que foi secretária social do presidente George W. Bush na Casa Branca.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!