Avaliação positiva do FMI a Angola trás luz no fundo do túnel - Plataforma Media

Avaliação positiva do FMI a Angola trás luz no fundo do túnel

O economista Fernando Paixão alerta que existem riscos peculiares que podem resultar da pandemia da Covid-19 e da volatilidade do preço do barril do petróleo. Realça ser prematuro fazer uma avaliação se este parecer do Fundo Monetário Internacional (FMI) terá um impacto positivo na vida do cidadão comum, mas reconhece que há uma luz no fundo do túnel.

Para Fernando Paixão, sempre que se tiver que falar de projectos de investimento, neste momento há riscos associados, apesar da avaliação do FMI ser positiva. Acredita que se desconhece qual será o comportamento da pandemia nos próximos tempos. Fernando Paixão explicou que a Covid-19 limitou de forma significativa as trocas comerciais a nível mundial, o que determinou a paralisação de inúmeras unidades de produção. No que diz respeito a principal commoditie da nossa economia, o petróleo, que tem vindo a registar oscilações positivas, nos últimos dias, impulsionado pela tomada de posse do Presidente americano Joe Biden, Fernando Paixão disse que isto não representa uma garantia segura.

“O petróleo pode subir como pode descer a qualquer momento. Há o caso da depreciação da taxa de câmbio em face das principais moedas internacionais e esses factores, por sua vez, traduzem-se como risco eminente ao processo de recuperação e melhoria da economia”, explicou.

Leia mais em O País

Related posts
EconomiaMacau

Mais um estabelecimento a fechar portas, e uma comunidade a pedir ajuda

MundoPolítica

EUA comprometem-se a doar mais 500 milhões de vacinas a países mais pobres

MundoSociedade

Covid matou mais nos EUA do que a gripe espanhola

ChinaEconomia

BM acusa diretora do FMI de pressionar para melhorar dados sobre China

Assine nossa Newsletter