Início » Salários presidenciais pelo mundo: Marcelo Rebelo de Sousa no fim da lista

Salários presidenciais pelo mundo: Marcelo Rebelo de Sousa no fim da lista

Paulo Ribeiro Pinto

Presidente suíço tem o melhor salário. Marcelo recebe quatro vezes menos. Joe Biden vai ganhar cerca de 370 mil dólares por ano.

Alguns têm os cargos mais poderosos do mundo e também os respetivos salários mais elevados em relação aos homólogos. Outros têm um papel que se resume a pouco mais do que a representação do país, mas nem por isso uma remuneração mais baixa.

Há, no entanto, uma relação: quanto mais rico é o país, em regra, mais generoso é o cheque a que o chefe de Estado tem direito.

A lista – que não é exaustiva – foi elaborada recorrendo a dados da consultora britânica de mercados financeiros IG, publicada no ano passado, com base em informação pública. Os valores apresentados são brutos e não incluem outras componentes, como ajudas de custo.

O presidente da Confederação Helvética (ou Suíça) é o que tem um salário mais elevado, dos dirigentes que selecionámos para esta lista. Excluímos os líderes de monarquias absolutistas e outras monarquias constitucionais como o Reino Unido, a Bélgica, a Dinamarca ou o Grão-Ducado do Luxemburgo, uma vez que os respetivos chefes de Estado têm direito a uma “subvenção real” e não um salário.

A exceção nas monarquias constitucionais é o rei de Espanha, Felipe VI, a quem é atribuído um vencimento, no sentido em que entendemos a remuneração pelo desempenho de determinado cargo.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!