Cimeira da UE: 27 Estados-membros discutem passaporte europeu de vacinação - Plataforma Media

Cimeira da UE: 27 Estados-membros discutem passaporte europeu de vacinação

Passaporte da vacinação é apresentando como uma forma de regresso das viagens sem restrições.

Os 27 governos da União Europeia (UE) reúnem-se, esta quinta-feira, numa videoconferência, com um único tema na agenda: a coordenação de medidas de combate à pandemia, entre elas a criação de um certificado de vacinação mutuamente reconhecido em toda a Europa.

A reunião foi agendada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que vai coordenar a discussão a partir de Bruxelas. Na carta convite que enviou aos governos, afirma que os programas de vacinação dão uma perspetiva encorajadora. Mas admite que o aparecimento de novas variantes do vírus exige cuidado máximo.

“Vigilância, e uma política de testes e rastreio” são medidas que Charles Michel incentiva. Mas propõe também a discussão “sobre as melhores práticas” em cada Estado, numa altura em que os países europeus estão a agravar medidas.

O belga refere-se à vacinação como uma “questão urgente”, que deve ser “prioridade absoluta”. Na cimeira, a Comissão Europeia fará o ponto sobre os planos nacionais de vacinação entre os 27, e vai pedir para que sejam acelerados, à medida que houver maior disponibilidade de vacinas. Cada um dos governos dará a uma perspetiva sobre o andamento da vacinação no próprio país.

Leia mais em TSF

Artigos relacionados
MundoReligião

Covid-19: Dalai Lama vacina-se e insta mais pessoas a ter "a coragem" de o fazer

Eleitos

Libertar Portugal dos constrangimentos na vacinação à COVID-19

PortugalSociedade

Perto de 250 mil portugueses já receberam as duas doses da vacina

MundoPortugal

Covid-19: Comissário europeu visita fabricantes de vacinas para acelerar produção na UE

Assine nossa Newsletter