Início » Encontrada réplica de quadro de Da Vinci com 500 anos. Museu nem tinha dado conta do roubo

Encontrada réplica de quadro de Da Vinci com 500 anos. Museu nem tinha dado conta do roubo

Rita Carvalho Pereira

O quadro é uma réplica de “Salvator Mundi”, de Da Vinci, que, em 2017, se tornou na obra mais cara de sempre a ser vendida em leilão.

Foi encontrada a réplica de um quadro do grande mestre do Renascimento, Leonardo da Vinci, com 500 anos. Uma recuperação importante, tal o valor e antiguidade da obra. O problema? É que o museu a que pertence nem tinha dado conta de que a obra estava desaparecida.

Tudo aconteceu na cidade de Nápoles, em Itália. A obra em causa é o quadro “Salvator Mundi”, que faz parte da coleção do museu da Igreja de São Domingos Maior. Trata-se de uma réplica da obra de Leonardo da Vinci, que, em 2017, se tornou na pintura mais cara de sempre, ao ser vendida em leilão por mais de 450 milhões de dólares (mais de 370 milhões de euros). Acredita-se que a réplica terá sido pintada no início do século XVI, pelo pintor Giacomo Alibrandi.

O quadro foi agora encontrado pela polícia italiana num apartamento em Nápoles e devolvido ao museu, que não sabia que esta tinha sido roubada. O museu está encerrado há meses, devido à pandemia de Covid-19, e ninguém reportou o desaparecimento do quadro.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!