Início » Pré-catástrofe: “Ainda não estamos a escolher entre dois doentes, se nada for feito chegaremos lá.”

Pré-catástrofe: “Ainda não estamos a escolher entre dois doentes, se nada for feito chegaremos lá.”

Ana Mafalda Inácio

Presidente do colégio da Ordem pede reforço do confinamento. Nas UCI, os doentes ainda entram pelo seu estado e não pela doença. É assim que deve ser. Mas há escassez de recursos.

A Ordem dos Médicos lançou ontem mais um apelo aos governantes e à sociedade portuguesa: “Os profissionais de saúde já não conseguem salvar todas as vidas”, refere em comunicado. E vai mais longe: “Neste momento os profissionais de saúde já estão a tomar decisões complexas e muito difíceis em contexto de medicina de catástrofe e de estabelecimento de critérios de prioridade”. Decisões que deixam “sofrimento ético”. Portugal é agora referido como o país do mundo que mais casos tem de infetados por milhão de habitante. É o pior dos cenários, com mais de cinco mil internados em enfermarias e 664 em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Ao DN, o presidente do colégio da especialidade de Medicina Intensiva afirma que “ainda não estamos na fase de escolher entre dois doentes críticos, mas se nada for feito rapidamente chegaremos lá”.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Intensiva (SPMI) corrobora a afirmação, salvaguardando: “Ainda estamos a selecionar como sempre o fizemos, a pensar no doente”, embora admita que já “estamos numa situação de pré-catástrofe”.

O presidente do Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médicas (CNEDM) da Ordem dos Médicos relembra, por seu lado: “Há um documento feito por este órgãos onde estão definidos os critérios de admissão de um doente em unidades de cuidados intensivos em caso de medicina de catástrofe. É bom que se recorde este documento e que profissionais e unidades discutam o que têm a fazer”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!