Presidente de Cabo Verde inicia hoje visita oficial inédita à Guiné-Bissau - Plataforma Media

Presidente de Cabo Verde inicia hoje visita oficial inédita à Guiné-Bissau

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, inicia hoje uma visita oficial à Guiné-Bissau, com o lançamento do livro com os seus discursos e intervenções em agenda.

Segundo o programa da visita, enviado à Lusa, o dia de hoje será marcado por um encontro entre o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, e o chefe de Estado cabo-verdiano, findo o qual farão uma declaração conjunta à imprensa.

O dia inclui também um jantar oficial oferecido por Umaro Sissoco Embaló.

Na terça-feira, o programa do Presidente cabo-verdiano começa numa unidade hoteleira de Bissau com o lançamento do livro “Discursos e Intervenções de Sua Excelência Presidente da República de Cabo Verde”.

A seguir, Jorge Carlos Fonseca, que assume atualmente a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realiza uma visita à Faculdade de Direito de Bissau, onde participará numa conversa aberta sobre “Democracia e o Estado de Direito – experiência cabo-verdiana”.

O almoço será com o primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, antecedido de um encontro.

Durante o período da tarde de terça-feira, o Presidente de Cabo Verde vai deslocar-se também à Assembleia Nacional Popular para uma visita e um encontro com o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá.

O final do dia será dedicado à comunidade cabo-verdiana radicada em Bissau, com um encontro a realizar numa unidade hoteleira de Bissau.

No último dia de visita, na quarta-feira, feriado na Guiné-Bissau para celebrar o Dia dos Heróis Nacionais, Jorge Carlos Fonseca visitará a fortaleza da Amura onde colocará uma coroa de flores no jazigo de Amílcar Cabral.

A visita oficial termina quarta-feira, mas o Presidente de Cabo Verde fará ainda uma deslocação ao arquipélago dos Bijagós, regressando à Praia na quinta-feira.

Esta é a primeira visita de um chefe de Estado cabo-verdiano à Guiné-Bissau, o que, segundo as autoridades, demonstra o bom relacionamento entre ambos os países lusófonos.

Artigos relacionados
Cabo VerdeGuiné-Bissau

PR de Cabo Verde convida homólogo guineense para visita de Estado ao arquipélago

Cabo VerdePolítica

Presidente de Cabo Verde destaca “passo enorme” do país na cultura constitucional

Cabo VerdeEconomia

Presidente de Cabo Verde promulga Orçamento para 2021 mas deixa ressalvas

Cabo VerdePolítica

Cabo Verde terá novo Presidente eleito até 20 de outubro de 2021

Assine nossa Newsletter