Três homens na corrida a líder da CDU. Para suceder a Merkel o favorito é outro - Plataforma Media

Três homens na corrida a líder da CDU. Para suceder a Merkel o favorito é outro

Congresso começa nesta sexta-feira e no sábado é conhecido o vencedor. Friedrich Merz, Armin Laschet e Norbert Röttgen são os candidatos, mas é Markus Söder que poderá acabar por ir a votos nas eleições de 29 de setembro.

Quase um ano depois de Annegret Kramp-Karrenbauer se demitir da liderança da União Democrata-Cristã (CDU) e após dois adiamentos por causa da pandemia de covid-19, os conservadores alemães escolhem o seu novo líder neste sábado. A corrida é entre três advogados de formação, católicos, do estado da Renânia do Norte-Vestefália, que se estrearam no Bundestag em 1994 – Friedrich Merz, Armin Laschet e Norbert Röttgen. Mas na luta para suceder à chanceler Angela Merkel o favorito é um quarto: o líder dos aliados bávaros da CDU, Markus Söder.

No congresso online que arranca nesta sexta-feira, 1001 delegados vão eleger o próximo líder. Uma vez que este tem sido tradicionalmente o escolhido para ser candidato a chanceler, a corrida seria à partida o primeiro passo para suceder a Merkel – que deixará o poder depois das eleições de 26 de setembro, quase 16 anos após ter assumido o cargo. Mas uma sondagem da Der Spiegel indica que 40% dos alemães acreditam que Söder, o líder da CSU e presidente do estado da Baviera, seria o melhor candidato conservador a chanceler.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
Política

Partido conservador alemão aposta na continuidade com a era Merkel

Política

Votação essencial para sucessão de Angela Merkel na Alemanha

MundoPolítica

Presidência da UE. Portugal lidera em "momento crucial"

EconomiaMundo

Covid-19: "Crise histórica" vai continuar em 2021, afirma Angela Merkel

Assine nossa Newsletter