Xi Jinping destaca desenvolvimento inabalável da parceria China-Rússia - Plataforma Media

Xi Jinping destaca desenvolvimento inabalável da parceria China-Rússia

O presidente chinês, Xi Jinping, disse segunda-feira que a China está pronta para trabalhar com a Rússia para desenvolver inabalavelmente a parceria estratégica abrangente de coordenação para uma nova era entre os dois países, realizando os respectivos processos de desenvolvimento e revitalização; e dar maiores contribuições para a construção de um novo tipo de relações internacionais e de uma comunidade com um futuro comum para a humanidade.

Xi fez as observações numa conversa por telefone com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, durante a qual os dois chefes de Estado trocaram saudações de novo ano e desejaram aos povos dos dois países um feliz ano novo.

Observando que 2020 tem sido um ano extraordinário para a China, a Rússia e o mundo em geral, Xi salientou que, como a pandemia da Covid-19 representou um desafio sem precedentes para a vida e a segurança da humanidade e deu um duro golpe na economia mundial, o mundo está a entrar num período de turbulência e transformação.

O ouro genuíno pode resistir ao teste do fogo, e este difícil período deu maior destaque à força única e ao grande valor das relações China-Rússia, acrescentou.

Os dois lados, observou Xi, têm se apoiado na superação dos desafios atuais, e continuaram a fazê-lo nas questões relativas aos interesses centrais de cada lado, o que tem demonstrado a confiança mútua de alto nível e a amizade entre ambos.

Xi acrescentou que os dois países assumiram ativamente a liderança na cooperação internacional contra a Covid-19, promoveram sem contratempos a coordenação entre a Iniciativa da Faixa e Rota a e a União Económica Eurasiática, e celebraram conjuntamente o 75º aniversário da vitória da Guerra Mundial Antifascista e da fundação das Nações Unidas.

Também desempenharam um importante papel de liderança dentro de estruturas multilaterais como o Grupo dos 20, a Organização de Cooperação de Xangai e o BRICS, e tornaram-se a base principal para salvaguardar a equidade e a justiça internacionais e praticar o multilateralismo, disse Xi.

O presidente chinês ressaltou que o conceito de amizade duradoura e o princípio de um novo tipo de relações internacionais estabelecidos no Tratado China-Rússia de Boa Vizinhança e Cooperação Amigável representam uma grande inovação na história das relações internacionais, e a sua forte vitalidade e influência exemplar continuarão a despontar no atual cenário internacional.

Como o próximo ano marca o 20º aniversário da assinatura do tratado, Xi sugeriu que os dois lados aproveitem o aniversário como uma oportunidade para expandir e aprofundar ainda mais a cooperação bilateral num âmbito mais amplo.

A China, disse Xi, está a fomentar ativamente um novo paradigma de desenvolvimento e a promover reformas e abertura num ponto de partida mais elevado, o que proporcionará oportunidades de desenvolvimento mais abrangentes para a cooperação China-Rússia.

Os dois lados devem trabalhar a sinergia das suas estratégias de desenvolvimento e consolidar novas formas e novos motores de cooperação, disse Xi, pedindo que o programa do Ano China-Rússia de Inovação Científica e Tecnológica seja levado adiante, e que o intercâmbio e a cooperação de todos os aspetos entre as suas comunidades científicas e tecnológicas e os setores industriais sejam incentivados, de modo a impulsionar melhor o desenvolvimento económico de alta qualidade de ambos os países.

Xi enfatizou que os laços China-Rússia possuem forte poder endógeno e valor independente, que não serão afetados por mudanças na arena internacional ou por quaisquer outros fatores.

Ao fortalecer a cooperação estratégica, a China e a Rússia podem efetivamente resistir a qualquer tentativa de reprimir e dividir os dois países e, ao mesmo tempo, forjar um escudo sólido para salvaguardar a equidade e a justiça internacionais, terminou.

Related posts
Mundo

Rússia testa míssil hipersónico com sucesso

MundoPolítica

Rússia e EUA têm "interesses comuns" em relação às mudanças climáticas, diz Putin

MundoPolítica

Pró-europeus vencem eleições legislativas na Moldávia contra pró-russos

ChinaPolítica

Xi Jinping diz que povo chinês nunca permitirá opressão ou domínio de forças estrangeiras

Assine nossa Newsletter