Início » “No verão podemos, provavelmente, voltar à vida normal”, diz bioquímica

“No verão podemos, provavelmente, voltar à vida normal”, diz bioquímica

A bioquímica responsável pela base das vacinas da Moderna e da Pfizer/BioNTech, aponta que será possível um regresso à vida normal no verão.

A bioquímica húngara Katalin Karikó é descrita pelo El País como “a mãe da vacina contra a covid-19”. Passou 40 anos a trabalhar na sombra, no desenvolvimento de tratamentos com a molécula RNA, que está na base de duas das vacinas desenvolvidas contra a covid-19 – Moderna e Pfizer/BioNTech. A vacina da Pfizer começou inclusive a ser administrada este domingo em vários países da União Europeia, Portugal incluído.

Ao jornal espanhol, Karikó, de 65 anos, conta que estudou Biologia na Hungria e, nos anos 80, rumou aos Estados Unidos para o doutoramento, para não mais voltar ao país de origem. Hoje, mora na Filadélfia.

A bioquímica nota ao jornal que, nos anos 90, recebeu várias cartas de rejeição de farmacêuticas que duvidavam da eficácia de vacinas e tratamentos com a molécula RNA, efémera. As vacinas da Moderna e da Pfizer contêm esta molécula, mais especificamente o tipo mRNA (RNA mensageiro). Em linhas gerais, estas vacinas fornecem uma espécie de código genético para que as células possam produzir proteínas virais. Quando as proteínas são produzidas, o corpo responde ao vírus com anticorpos, permitindo que se desenvolva imunidade.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!