Acordo pós-Brexit está aprovado - Plataforma Media

Acordo pós-Brexit está aprovado

Londres e Bruxelas fecham “um acordo” para a relação comercial futura. A Comissão Europeia concluiu finalmente a negociação, em nome dos 27, com o Reino Unido, com um acordo que regula a relação comercial ​​​​​​​pós-Brexit.

A 1 de janeiro de 2020, o período transição em que o Reino Unido ainda goza de todos os direitos e obrigações idênticos ao de um Estado-Membro, será substituído por um acordo comercial, que foi finalmente fechado e vai ser assinado por Londres e Bruxelas.

Há agora um roteiro para a concretização formal, em que se prevê que a Comissão Europeia formulará uma proposta que colocará à apreciação dos Estados-Membros. O Conselho adoptará uma decisão sobre a assinatura e possível aplicação provisória do acordo. Se os prazos se concretizarem, a decisão será publicada no Jornal Oficial da União Europeia, permitindo a entrada em vigor, provisória a 1 de janeiro. Mais tarde, prevê-se que na primeira sessão plenária do próximo ano, o Parlamento Europeu vote então o acordo. E, finalmente o Conselho adoptará uma posição final.

Leia mais em TSF

Related posts
Política

Ministros da UE debatem esta 5.ª feira mecanismo de último recurso para teto ao gás

EconomiaMundo

Bruxelas admite períodos mais longos para países da UE reduzirem dívida e défice

ChinaMundo

Biden e Sunak concordam em apoiar Ucrânia e fazer frente à China

MundoPolítica

Boris Johnson desiste de nova candidatura a primeiro-ministro

Assine nossa Newsletter