Início » Microplásticos encontrados na placenta: “Bebés estão a nascer pré-poluídos”

Microplásticos encontrados na placenta: “Bebés estão a nascer pré-poluídos”

Bernarda Santos

Um novo estudo detetou a presença de microplásticos em placentas durante a gestação. Os investigadores responsáveis acreditam que as partículas podem ser prejudiciais a longo prazo para o desenvolvimento do feto.

O recente estudo italiano, publicado na revista “Environment International”, revelou, pela primeira vez, a presença de microplásticos na placenta humana. O efeito destas partículas no corpo humano é ainda desconhecido, mas os cientistas estimam que causem danos a longo prazo no desenvolvimento do feto e prejudiquem o sistema imunitário por conterem produtos químicos. Acredita-se que as substâncias possam ser inaladas ou ingeridas pela mãe.

Os microplásticos foram encontrados na placenta e na membrana onde esta se desenvolve em quatro mulheres que tiveram uma gestação saudável e parto natural. Apesar de apenas ter sido analisado para o estudo 4% da placenta, foram detetados plásticos azuis, vermelhos, cor de laranja e cor-de-rosa, provavelmente provenientes de embalagens, cosméticos e produtos de higiene. Tinham uma espessura de 0,01 milímetros, podendo assim ter sido transportados pela corrente sanguínea, avança o “The Guardian”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!