Início Moçambique Novos ataques em Cabo Delgado provocam a morte de 10 pessoas

Novos ataques em Cabo Delgado provocam a morte de 10 pessoas

Ataques ocorreram entre os dias 15 e 16 de dezembro nos distritos de Nangade e Palma

Uma série de ataques perpetrados contra aldeias na província de Cabo Delgado provocou a morte de dez civis e a destruição de centenas de casas e automóveis, incluindo uma de transporte de passageiros, revela o portal VOA Português.

Ataques no norte de Moçambique ocorreram entre os dias 15 e 16 de dezembro nos distritos de Nangade e Palma, e os insurgentes surgiram munidos de armamento pesado durante o ataque às aldeias Nkonga, Machava, Namiuma, Samora Machel e Litingina. Nesta última, mataram precisamente a tiro dez civis que, alegadamente, teriam escapado dos ataques da semana passada.

Os ataques estão cada vez mais violentos e os terroristas metralharam e depois incendiaram uma carrinha ligeira de passageiros, bem como uma viatura de passageiros e carga, na estrada que liga Nangade a Mueda, contudo sem provocar quaisquer vítimas.

Estes mais recentes ataques já provocaram uma vaga de deslocados, estando a maioria das pessoas a concentrar- se na vila de Nangade, que já tinha recebido anteriormente milhares de pessoas.

As aldeias atacadas pelos terroristas ficam nos distritos de Nangade, onde está localizado o quartel general das forças armadas moçambicanas; e em Palma, local de implantação os projetos de gás natural.

Num discurso de três horas frente ao Parlamento, no dia 16 de dezembro, o presidente moçambicano Filipe Nyusi dedicou grande parte do seu tempo a falar sobre Cabo Delgado. Na altura, explicou que o terrorismo no norte do país tem “mão estrangeira”.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!