Início » Presidente do Irão celebra saída do “terrorista” Trump

Presidente do Irão celebra saída do “terrorista” Trump

O presidente iraniano, Hassan Rohani, disse nesta quarta-feira (16) estar “muito feliz” com a saída de Donald Trump da Casa Branca e chamou o presidente dos Estados Unidos de “tirano” e “terrorista”.

Trump retirou os EUA, em 2018, do acordo firmado três anos antes com Teerã para evitar que adquirisse armas nucleares. O republicano alega que o pacto é insuficiente.

Desde então, restabeleceu e depois endureceu as sanções contra o país, em um contexto de tensões com seus aliados europeus, que pretendem preservar o acordo. 

Irão e Estados Unidos estiveram duas vezes à beira da guerra desde junho de 2019. 

“Alguns dizem que estamos superexcitados com a chegada de [Joe] Biden. Não, não estamos, mas estamos muito felizes que Trump vá embora”, disse Rohani, em uma reunião de gabinete transmitida pela televisão. 

“Graças a Deus que estes são seus últimos dias”, acrescentou ele, chamando Trump de “tirano”, “o presidente mais indisciplinado e sem lei” e um “terrorista e assassino”. 

Desde o anúncio da vitória de Biden nas eleições de 3 de novembro, o governo Rohani deu sinais de abertura para o futuro presidente dos EUA. O democrata já manifestou o desejo de que seu país volte ao acordo de Viena. 

Biden assume a Presidência em 20 de janeiro. 

O Irão é o país mais afetado no Oriente Médio pela pandemia da covid-19 e alega que as sanções dos Estados Unidos impediram-no de obter vacinas. 

Em tese, alimentos e remédios estão isentos de sanções, mas, na prática, os bancos internacionais tendem a rejeitar transações que envolvam o Irã para evitar se expor a possíveis litígios.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!