Era assim que as portuguesas iam para as festas, no início do século XX

por Filipa Rodrigues
Carla Bernardino

A exposição ‘Garden Party 1906’, que decorre em Alcântara, Lisboa, até fevereiro, mostra em imagens e roupa como as mulheres portuguesas iam às festas de tarde

A partir deste fim de semana e até fevereiro de 2021 vai ser possível recordar como é que as portuguesas se apresentavam nos encontros sociais e nos passeios em jardins da capital. Tudo numa exposição que vai estar aberta até fevereiro e que decorre no Palacete Burnay, em Alcântara, Lisboa.

Com o virar do século XX, a maneira de vestir feminina começou a mudar, sobretudo no que diz respeito às formas espartilhadas que apertavam os corpos em busca de silhuetas ainda mais marcadas. As saias ainda estavam a uma década de perder o cumprimento e a roda, mas começavam a encontrar novas formas que as levariam a subir, já em 1920, até à altura do joelho.

Garden Party 1907 é uma exposição que se inscreve no certame LisbonWeek, que está a decorrer em Alcântara, e que é composta por 16 fotografias de Alberto Carlos Lima e Eduardo Alexandre Cunha, selecionadas no Arquivo Municipal de Lisboa, com textos da socióloga de moda Cristina L. Duarte.

Leia mais em Delas

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!