Salário mínimo vai ter aumento de 30 euros em 2021 - Plataforma Media

Salário mínimo vai ter aumento de 30 euros em 2021

O Governo confirmou que a proposta de aumento do salário mínimo será de 665 euros em 2021.

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, garantiu que este foi o valor apresentado nas reuniões com os parceiros sociais e que o Governo está a preparar medidas para compensar as empresas pelo acréscimo de encargos inerente.

As empresas não vão ter aumento de encargos da Taxa Social Única porque o Governo promete pagar ao longo do ano a diferença na TSU. No final da reunião desta quarta-feira, o ministro da Economia assumiu que, para o próximo ano, devido à pandemia, o aumento do salário mínimo tem de ser apoiado por medidas do Estado.

“Em virtude do aumento do salário mínimo, as empresas vão ter maiores encargos, designadamente com a TSU. O Governo irá criar um mecanismo para entregar às empresas, a fundo perdido, um valor idêntico ou próximo daquele que é o maior encargo do ano 2021 com a TSU, resultante deste aumento de salário”, anunciou Pedro Siza Vieira.

O ministro adiantou que este mecanismo ainda está em estudo, mas abrange a totalidade dos encargos. Por outro lado, para um aumento de 30 euros por mês, o Governo também se compromete a atualizar os contratos públicos com as empresas que façam serviços ao Estado. Uma atualização dos contratos que contemple a diferença do aumento de custos com o novo salário mínimo.

Leia mais em TSF

Related posts
EntrevistaMundo

“Possibilidade de não existir salário mínimo na UE hoje existe”, diz Vieira da Silva

EconomiaPortugal

Portugal é quinto na UE com mais pobreza entre quem trabalha

EconomiaMundo

Bruxelas desiste de fixar critérios comuns obrigatórios para salário mínimo

Opinião

Salário mínimo leva a salário zero para alguns

Assine nossa Newsletter