Jorge Soares Silva vence Prémio Literário Arnaldo França

por Guilherme Rego

Cabo-verdiano ganha prémio com obra sobre a vivência da diáspora do país em Angola

O escritor cabo-verdiano Jorge Soares Silva é o vencedor da 3.ª edição do Prémio Literário Arnaldo França de 2020, atribuído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, de Portugal, em parceria com a Imprensa Nacional de Cabo Verde, avança o portal Voa Português.

A obra literária “Mundo” é o trabalho galardoado este ano. O prémio, dirigido a cidadãos cabo-verdianos, teve um juri composto pelo escritor cabo-verdiano Germano Almeida – Prémio Camões em 2018 -, pela editora-chefe da Imprensa Nacional, Paula Mendes e pelo académico Daniel Medina.

Na atribuição do galardão o juri considerou tratar-se de “um texto que refere com consistência a vivência do homem cabo-verdiano quer em Cabo Verde quer na diáspora, neste caso Angola, porém de uma forma leve, alegre e bem humorada, características normalmente ausentes da literatura cabo-verdiana”.

Jorge Soares Silva é um nome conhecido da literatura lusófona e costuma escrever muito sobre os cabo-verdianos e sobre Angola, país onde viveu até 1975. Membro fundador da Sociedade Cabo-verdiana de Autores, da Associação de Escritores Cabo-verdianos e da Academia Cabo-verdiana de Letras, Jorge Soares Silva tem já concluída outra obra, agora sobre os cabo-verdianos em São Tomé e Príncipe.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!