Morte de ucraniano pelo SEF é “uma terrível violação dos direitos humanos”

Ylva Johansson, comissária europeia dos Assuntos Internos, diz ter conversado com Eduardo Cabrita e terá recebido a garantia de que todos os procedimentos judiciais estão a decorrer e de que vai haver mudanças na liderança do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, na sequência da morte de Ihor Homenyuk, sob custódia do SEF.
Ylva Johansson, comissária europeia dos Assuntos Internos, ouvida pelo jornalista Ricardo Alexandre, comentou o caso do cidadão ucraniano morto com violência num centro de detenção temporária no aeroporto de Lisboa, sob a custódia do SEF. Na perspetiva da comissária sueca, trata-se de um caso de “violação” dos direitos humanos.
A alta responsável europeia conversou com o ministro da Administração Interna e recebeu a garantia de que todos os procedimentos judiciais estão a decorrer e de que vai haver mudanças na liderança do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. “Uma terrível violação dos direitos humanos; e, se estou corretamente informada, o caso está a ser investigado judicialmente, as pessoas envolvidas estão a ser processadas, e penso que vai haver mudanças na liderança e também nas regulações. Portugal está a lidar com o assunto. É algo que devemos ter sempre em conta: nem toda pode ficar na União Europeia, nem todos estão elegíveis para o fazer, alguns têm de regressar à origem, mas são seres humanos. Mesmo que não possam ficar, têm dignidade, têm direitos. Têm de ser tratados de acordo com essa dignidade e direitos.”
Leia mais em TSF