Início » Exclusivo Plataforma: Em Cabo Delgado “não há diálogo com os terroristas”

Exclusivo Plataforma: Em Cabo Delgado “não há diálogo com os terroristas”

Arsénio Reis

O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, assume, em entrevista ao Plataforma, que a situação naquela província do norte de Moçambique se tem vindo a agravar. Nos últimos meses as “ações macabras dos terroristas” provocaram o aumento do número de deslocados. Muitos fogem agora de barco, pela zona costeira, tentando alcançar zonas seguras, nomeadamente a cidade de Pemba, a capital da província de Cabo Delgado.

Valige Tuabo diz que, nesta altura, é impossível dar informação sobre o número de mortos provocados por um conflito que dura há mais de três anos.

Há ações militares em curso – sobretudo no norte e centro de Cabo Delgado – e, também por isso, não é possível adiantar um número de vítimas mortais. Quanto aos deslocados, no final de novembro já eram mais de 540 mil – “545 mil 816 pessoas até 28 de novembro”, especificou – os que o governo da província tinha identificado.

E é muito o que falta no apoio a esta população deslocada, garante ao Plataforma. O Governador de Cabo Delgado diz que muitos deles chegam à cidade de Pemba – onde já são poucas as condições para os receber – e por isso acabam por ser transferidos para zonas identificadas pelo governo provincial. Nessas zonas estão a ser construídas as infraestruturas necessárias, mas, enquanto isso não acontece, é preciso apoio.

Tendas, furos para a obtenção de água potável e sementes ou alfaias agrícolas estão entre as necessidades identificadas por Valige Tauabo.

Por isso é que o Governador de Cabo Delgado diz que a ajuda internacional é importante, nomeadamente o apoio que pode ser dado pelo Governo de Portugal que tem mantido contatos com o Presidente de Moçambique.

O apoio é bem-vindo porque a solução para este conflito não está à vista.

O Governador de Cabo Delgado acredita nas afirmações dos líderes religiosos de Moçambique e por isso afasta a possibilidade deste se tratar de um conflito religioso. Diz que os terroristas dificilmente dão a cara nem avançam exigências que permitam o início de um processo negocial com as autoridades moçambicanas. É por isso que não há diálogo com eles.

Apesar de não haver diálogo nem solução à vista para um conflito que se arrasta há mais de três anos, Valige Tauabo, acredita que a população de Cabo Delgado vai continuar a resistir até pelos inúmeros investimentos que estão a ser feitos naquela região do país.

Por isso, a principal preocupação do Governador de Cabo Delgado passa, neste momento, por tentar garantir a tranquilidade e a esperança a quem vive naquela província. Voltar a ter esperança, tranquilidade e estabilidade são desejos para o próximo ano.

Valige Tauabo, Governador de Cabo Delgado, uma província situada ao norte de Moçambique. Os ataques armados na região são reivindicados por grupos “jihadistas”, mas a sua autoria permanece em debate. Ainda assim, são ataques que já terão provocado pelo menos duas mil vítimas mortais e mais de meio milhão de deslocados.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!