Portugal assina 3.ª fase do acordo para preservação e reabilitação da Ilha de Moçambique - Plataforma Media

Portugal, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua- assinará no próximo dia 3 de dezembro, às 9h30, o Acordo de Parceria da 3ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique, para a preservação e reabilitação do património histórico e cultural da Ilha de Moçambique.

Este Acordo será assinado pela Ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Edelvina Materula e pela Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral do Património Cultural de Portugal.

Esta será também a ocasião para inaugurar, pela Ministra da Cultura e Turismo e pela Embaixadora de Portugal em Moçambique, os sinos e relógios da torre da Igreja do Palácio de São Paulo, Museu da Ilha de Moçambique, cuja reabilitação foi apoiada pelo Camões, I.P. e pela Direção-Geral do Património Cultural. O descerramento da placa ocorrerá às 10h00 de dia 3 de dezembro e será assinalado com o toque de dez badaladas.

Portugal está envolvido na recuperação da Ilha de Moçambique desde 2011, sendo objetivo da implementação da 3ª fase do Cluster, através das várias componentes, contribuir para o desenvolvimento das intervenções nos domínios da preservação e reabilitação do património, da gestão e ordenamento territorial e urbanístico, da formação profissional, do ensino pré- escolar e sua ligação ao ensino primário na região, de apoio à sociedade civil, artes e ofícios e empreendedorismo.

O objetivo do Cluster é apoiar o desenvolvimento integrado e sustentado da Ilha de Moçambique, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, e da zona continental adjacente através de intervenções de preservação e reabilitação do património histórico e cultural, gestão e ordenamento territorial e urbanístico, formação profissional e ensino pré-escolar e sua ligação ao ensino primário na região.