Moderna confirma eficácia e pede já uso de emergência da vacina - Plataforma Media

Moderna confirma eficácia e pede já uso de emergência da vacina

A empresa farmacêutica solicitou às autoridades americanas e europeias a autorização de utilização da vacina, garantindo que nos casos mais graves a eficácia é de 100%

A farmacêutica norte-americana Moderna solicitou esta segunda-feira a autorização para a utilização da sua vacina contra a covid-19, depois de ter sido confirmado que a eficácia é de 94,1%.

Neste sentido, a empresa solicitou às autoridades americanas (FDA) a utilização da vacina em caso de emergência, bem como a aprovação condicional por parte da Agência Europeia de Medicamentos.

Há duas semanas foram publicados resultados preliminares que colocavam a eficácia da vacina nos 94,5%, mas a empresa americana anuncia agora que não foi registado qualquer problema de segurança, razão pela qual tem uma taxa de êxito de 100% na prevenção de casos graves, com sintomas mais severos.

“Esta análise primária positiva confirma a capacidade da nossa vacina de prevenir a doença por covid-19 com 94,1% de eficácia e, mais importante, a capacidade em prevenir os casos graves da covid-19. Acreditamos que a nossa vacina vai providenciar uma nova e poderosa ferramenta que permitirá mudar o rumo desta pandemia e ajudar a prevenir os casos graves, as hospitalizações e as mortes”, justificou Stéphane Bancel, diretor executivo da Moderna.

De acordo com o comunicado divulgado pela Moderna, a Análise Primária de Eficácia da Fase 3 do Estudo COVE para a vacina contra a Covid-19 foi realizada em 196 pacientes com casos confirmados de covid-19, dos quais 30 eram graves. Nesse sentido, foi verificado que a vacina foi eficaz 94,1% dos casos, sendo que nos casos graves a eficácia de 100% nos casos graves.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
MundoSociedade

Merkel diz que é possível ter vacina anti-Covid antes do Natal

MundoSociedade

Vacina da AstraZeneca/Oxford tem eficácia de 70%

MundoSociedade

Moderna avisa UE: "Atraso na assinatura dos contratos irá retardar a entrega da vacina"

MundoSociedade

Moderna anuncia que sua vacina contra covid-19 tem eficácia de 94,5%

Assine nossa Newsletter