‘Special one’ é de novo ‘number one’. Os segredos do renascer de Mourinho em Inglaterra

Quando já se anunciava o ocaso da carreira, o treinador português começou a reconstruir o Tottenham e os frutos já se veem: liderança da Premier League e elogios ao estilo de jogo do Special One.
Está de volta o velho José Mourinho? Esta é a pergunta do momento em Inglaterra, depois de o Tottenham ter assumido a liderança da Premier League na sequência de uma vitória por 2-0 frente ao Manchester City, de Pep Guardiola, treinador que pode muito bem ser designado de eterno rival do treinador português. O primeiro lugar dos Spurs era algo que não acontecia desde agosto de 2014. Após nove jornadas, contabiliza seis vitórias e apenas uma derrota, precisamente no primeiro jogo, em casa, com o Everton. Mais do que isso, o Tottenham tem agora um conjunto compacto e competitivo, um pouco à imagem daquilo que foram as grandes equipas montadas por aquele que os ingleses chamam de Special One.
É por isso que a pergunta faz sentido. O treinador português parece estar a viver uma segunda vida no futebol, depois de um período em que parecia ter entrado em declínio, que coincidiu com o regresso ao Chelsea, onde em 2014-15 venceu o último título de campeão da sua carreira. Já lá vão mais de cinco anos… Seguiu-se o Manchester United, onde ergueu o último troféu, a Liga Europa em 2017. Já lá vão mais de três anos, o período mais longo da carreira sem festejar uma conquista.
Leia mais em Diário de Notícias
Este artigo está disponível em: English