Mais de 300 mil pessoas em Angola vivem com o VIH/Sida

por Filipa Rodrigues
Manuela Gomes

Ao todo, 350 mil pessoas em Angola vivem com o vírus do VIH/Sida, o que representa 2 por cento da população, segundo dados da Rede Angolana das Organizações de Serviço de SIDA (ANASO)

A informação foi prestada, ontem, em Luanda, pelo presidente da Anaso, António Coelho, durante um acto, por videoconferência, destinado a assinalar o Dia Mundial da Sida, na próxima terça-feira, sob o lema “Solidariedade global responsabilidade compartilhada”.

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, que procedeu à abertura do acto, que se designou “Marcha de solidariedade contra a Sida”, salientou que este ano o mundo entra na última década de acção para acabar com o Sida como ameaça à saúde pública. O também coordenador da Comissão de Luta contra a Sida disse tratar-se de um objectivo alcançável se houver mais financiamento para a Saúde, sistemas de saúde fortes, funcionais e eficientes, o acesso aos cuidados primários garantidos e os direitos humanos considerados e respeitados.

Para o Vice-Presidente da República, a ONU/Sida, ao propor como lema “Solidariedade global, responsabilidade compartilhada”, faz um apelo inequívoco à necessidade de dar respostas multissectoriais para vencermos a doença. “Esta é a oportunidade de ouro para unirmos as nossas vozes, gerando sinergias e mostrarmos que, em Angola e no mundo inteiro, quem vive com HIV é e continua a ser um de nós”, disse.

Leia mais em Jornal de Angola

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!