Início Futuro Chipre pode servir como campo de testes para missão em Marte

Chipre pode servir como campo de testes para missão em Marte

AFP

Especialistas internacionais e do Chipre discutiram nesta sexta-feira (27) um projeto de pesquisa para testar equipamentos espaciais na ilha do Mediterrâneo antes de enviá-los a Marte, onde tentarão determinar a idade das suas rochas, informaram as autoridades

Paleontólogos e geólogos chegaram ao Chipre no início do mês para testar o equipamento nas montanhas Troodos, que as autoridades dizem ter semelhanças geológicas com o planeta vermelho.

Uma primeira reunião do projeto, financiado pela Comissão Europeia, foi realizada nesta sexta entre a Organização de Exploração Espacial do Chipre (CSEO) e o Departamento de Estudos Geológicos.

“No encontro, foram discutidos os objetivos do programa espacial internacional, as necessidades geológicas e a localização mais adequada para o projeto”, disse o Departamento de Estudos Geológicos do governo.

O projeto de análise de rochas “é muito inovador porque não há medições precisas de idade das rochas em Marte de missões anteriores”, acrescentou ele em nota.

Além disso, observa ele, “a geologia das montanhas Troodos tem muito em comum com as rochas de Marte”.

A CSEO está a participar de um grande projeto de pesquisa internacional sobre Marte, em colaboração com três outros países europeus e os Estados Unidos.

O projeto espacial “destaca mais uma vez a singularidade da geologia de nosso país, que pode ajudar a preparar missões espaciais”, comemorou seu diretor, George Danos.

“Por meio dessa cooperação, criaremos novos empregos para cientistas em nosso país e novos projetos de pesquisa em colaboração com agências espaciais internacionais”, completou.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!