Presidência lusa da UE trará "muitos benefícios" aos PALOP - Plataforma Media

Presidência lusa da UE trará “muitos benefícios” aos PALOP

Garantia dadas pelo ministro português dos Negócios Estrangeiros em Berlim

Em entrevista exclusiva à Deutsche Welle, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, falou, entre diversas coisas, das relações União Europeia-África e dos PALOP que, garante o governante, podem esperar “muitos benefícios” da presidência portuguesa da UE “porque há processos em curso”.

“Cabo Verde tem, com a União Europeia, um processo em curso cujo objetivo é, quando isso for possível, a isenção de visto. Angola tem em curso um processo de negociação com a União Europeia para um novo acordo entre Angola e a Europa. Moçambique pediu apoio à União Europeia designadamente para combater o terrorismo no norte, em Cabo Delgado. A União Europeia já disse que iria prestar esse apoio e estamos agora a discutir com Moçambique os contornos de tal acordo,” relembra à DW África.

Santos Silva, que prepara a transição da presidência do Conselho da União Europeia, atualmente ocupada pela Alemanha e que Portugal assume a partir do próximo ano, adiantou que o apoio a Moçambique será sempre feito de acordo com o que o país africano desejar. “Vamos desenhar a resposta nos termos definidos pelas autoridades moçambicanas”, referiu, lembando que a ajuda deverá passar por “formação e treino das Forças Armadas e de Segurança, apoio logístico, em matéria de saúde pública e humanitária e no desenvolvimento”.

Related posts
MoçambiquePolítica

Cabo Delgado: Portugal lidera missão da UE porque “desde o princípio, se chegou à frente”

BrasilGuiné-Bissau

Guiné-Bissau e Brasil assinam acordos de cooperação técnica em várias áreas

MundoPolítica

Refugiados afegãos na UE. "Retórica populista e restritiva continua a imperar"

MundoPolítica

Afeganistão: Portugal integra operação da UE e está disponível para receber afegãos

Assine nossa Newsletter